"A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos estudantes competências para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis."


Diretrizes da IFLA/UNESCO para Bibliotecas Escolares

Avaliação


 Modelo da Avaliação da Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar integra o Programa da Rede de Bibliotecas Escolares e é, desde 2006, objeto de 
uma avaliação externa da responsabilidade de uma equipa de especialistas.
Em 2008, foi lançado um modelo de autoavaliação das bibliotecas escolares (MABE), da responsabilidade do Gabinete da Rede de Bibiotecas Escolares, instrumento considerado indispensável à gestão e melhoria do desempenho destas bibliotecas, para que as mesmas possam, de uma forma estruturada e fundamentada, realizar a avaliação da sua ação e definir estratégias de melhoria e desenvolvimento das suas práticas nos diferentes domínios de atuação.
O Modelo faz uso, a par da utilização de outras técnicas e meios de obtenção de informação, de um conjunto de instrumentos de recolha de dados, entre os quais se contam diversos inquéritos por questionário, grelhas de observação de competências e listas de verificação.
Para facilitar a aplicação destes instrumentos, é disponibilizada pela RBE um serviço, em linha, para registo, tratamento da informação e elaboração do relatório de avaliação. Espera-se, deste modo, tornar mais acessível e ágil às escolas todo o trabalho relacionado com a recolha, manuseamento, análise e interpretação da informação.​
Em 2013, a Rede de Bibliotecas Escolares procedeu à atualização do modelo da avaliação das bibliotecas escolares, integrado num plano de adaptação de final de ciclo avaliativo lançando o Modelo de avaliação da biblioteca escolar: 2014-2017,
Este modelo de avaliação foi concebido em articulação com dois modelos criados pelo Programa RBE:
  • Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico 2014-2020
  • Aprender com a biblioteca escolar: referencial de aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico.


MODELO DE AVALIAÇÃO 2014-2017

Avaliação da Biblioteca Escolar 2013-2014

Avaliação da Biblioteca Escolar 2014-2015

Avaliação da Biblioteca Escolar 2015-2016

Sem comentários: